"Transforme suas HORAS EXTRAS em um Negócio Altamente Lucrativo sem precisar sair da estabilidade do seu trabalho!"

 

Iniciante Marketing Digital

Artigos que vendem… Saiba como escrever?

Está precisando divulgar um produto e não sabe o que fazer? Então, está na hora de aprender a escrever um bom artigo. É possível redigir textos persuasíveis, artigos que vendem!

Escrever artigos que vendem não precisam apenas de atenção nas técnicas gramaticais. É preciso uma mistura de jogo de cintura, persuasão e leitura da dor do cliente para conseguir fazer com que ele compre o produto em questão.

Nesse sentido, para desenvolver um texto de qualidade, que vai chamar a atenção do leitor para um determinado produto ou serviço, o autor deverá recorrer a técnicas de CTA – sigla inglesa para call to action, que significa chamada para a ação.

Como o próprio nome exemplifique, essa chamada para ação consiste em um efeito persuasivo. Ou seja, você não está apenas passando informações para os seus leitores, mas sim está fazendo uma ação de marketing de influência que vai captar os consumidores em potencial para eles se tornarem clientes.

Antes de prosseguimos, vale ressaltar que o CTA não consiste em uma série de técnicas de edição de texto como o SEO. O CTA não envolve apenas a maneira que você escreve, mas também o modo que você oferece o seu texto para o público, os links dispostos no artigo e até mesmo o layout da página são importantes. É essa combinação de fatores que fazem com que você consiga escrever artigos que vendem.

 

Como criar a persona do seu público alvo

artigos que vendem

Para escrever artigos que vendam, você precisa traçar a persona do seu público alvo. Ou seja, pensar no comportamento e nas necessidades do seu cliente em potencial.

Para começar, você pode analisar o perfil desse possível cliente. Uma das técnicas utilizadas para isso, é observando quais são os subtemas, dentro de um nicho, que ele mais se envolve.  Você pode conseguir analisar o seu público alvo usando ferramentas simples como Google Analytics, por exemplo. Assim, perceberá qual o tema em que o seu público tem mais audiência.

Com a ferramenta que citamos você pode saber a faixa etária dos usuários que pesquisam, a localização geográfica, idioma, o engajamento deste público com o seu site, e muito mais. Tudo isso irá te ajudar a estudar esse cliente, para desenvolver atitudes persuasivas que levem a finalizar a compra.

 

 

O passo a passo para escrever artigos que vendem

Como-escrever-artigos-que-vendem

Agora que você já tem o seu público alvo definido, é hora de aprender a escrever artigos que vendem. Não use todas as recomendações em todos os seus artigos, mas sim aplique no seu texto o que for melhor comercialmente diante os seus objetivos. O equilíbrio é importante para o desenvolvimento de artigos de qualidade.

Sem mais delongas, veja a seguir como escrever artigos que vendem:

  • O interesse do leitor: Quando for redigir um texto, seja curto para uma landing page ou longo para uma postagem, sempre pense no interesse do leitor ao consumir o seu artigo. A internet é imediatista, ou seja, as pessoas não gostam de enrolação. Seja sempre objetivo em suas ações;
  • A linguagem do texto: Além da objetividade, é importante que o seu texto tenha uma linguagem simples redigida com uma boa gramática. Você não sabe o nível de instrução escolar do seu leitor, por isso é bom não querer usar palavras rebuscadas ou coisa parecida. Seja simples e objetivo, isso é fundamental para o CTA;
  • Os benefícios: Sempre menciona de maneira direta e indireta os benefícios dos seus produtos, serviços ou ações promocionais. No caso de um produto, não perca o tempo exemplificando funções técnicas, escreva como esse produto acrescenta valor na vida do seu comprador;
  • O design/layout da página: O design e o layout de página não podem ser mais chamativos do que o seu texto. Os dois devem ser uma escada para o texto, o fundo colorido deixa o corpo branco e preto do texto em destaque, o layout guia os olhos dos usuários para links, e assim por diante;
  • A distribuição de links: Como já adiantamos, os links têm grande influência para escrever artigos que vendem. Não escreva coisas como “clique aqui” para comprar. Use botões, no caso de um e-commerce, ou distribua os links específicos em palavras-chaves, ao falar do produto, coloque em negrito e ponha o link. O usuário vai clicar instintivamente;
  • A coloração: Em primeira instância, fundo branco e texto na cor preta. Esse deve ser o padrão, outras cores cansam os olhos. Para os links, ou títulos chamativos, trabalhe com vermelho, amarelo ou laranja. Essas cores chamam a atenção e não incomodam;
  • Sinceridade: Isso é fundamental para escrever artigos que vendem! O usuário não é burro, portanto, não tente ser honesto e se perfazer por alguém que você não é. Seja sincero, não ofereça coisas ao qual não combine com suas propostas ou que você mesmo não consumiria.

Esse último item é muito importante, pois se você for realmente sincero e oferecer produtos de qualidade que você realmente conheça ou que compraria terá maior autoridade para escrever sobre eles pois se trata de um produto que conhece mesmo e pesquisou a respeito dele, assim passará mais credibilidade ao seu leitor.

Gostou? Então já sabe quero saber sua opinião, comente abaixo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

2 Comentários

  1. Jocelio Lima disse:

    show de bola parabéns pelo artigo muito bem claro e aplicado a boa gramatica de linguagem conforma abordo no artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.