"Transforme suas HORAS EXTRAS em um Negócio Altamente Lucrativo sem precisar sair da estabilidade do seu trabalho!"

 

Marketing Digital

Comentários Falsos na Internet

Treinamentos de Alta Performance

Treinamentos de Alta Performance

Os perigos da internet, são vários e hoje vou falar de mais um. O mundo dos reviews falsos, ou Comentários Falsos na Internet, tipo aquela página de vendas de um determinado produto, cheio de comentários nos incentivando a gastar o nosso dinheiro suado. Pasmem senhoras e senhores, esses comentários podem ter sido manipulados. Então vamos tomar cuidado com os falsos elogios.

Comentários Falsos na Internet

Recentemente houve uma investigação nos Estados Unidos de empresas que estariam comprando comentários de pessoas avaliando positivamente seus produtos na internet pra passar credibilidade ao consumidor. Um resumo num site, ou fórum, ou redes sociais do tipo; “O produto tal simplesmente mudou a minha vida” acreditem, pode ser vendido, só não sei quanto estão pagando 😉 Não são poucas as pessoas na internet escrevendo comentários falsos na internet, e isso tem chamado a atenção das autoridades dos EUA.

Dezenove empresas americanas foram multadas num montante de US$ 350.000 por desenvolverem essa prática. Segundo especialistas até 2015, 15% das avaliações de internautas serão falsas. Existem estimativas menos conservadoras de que este percentual pode chegar até 30%.

Segundo pesquisa da Dimensional Research, 90% das pessoas que foram entrevistadas, são influenciadas por comentários positivos sobre um determinado produto na internet. Os comentários negativos influenciam da mesma forma, cerca de 86%. Algumas dessas empresas multadas haviam comprado reviews falsos para avaliarem negativamente o produto da concorrência.

Aqui no Brasil também já existe essa prática

Os perigos da internet estão por toda parte e com nós brasileiros não é diferente. Segundo a revista Galileu da Editora Globo, existem agências digitais que oferecem o serviço de reviews falsos no Brasil, citando o caso de uma que estava tentando melhorar a reputação de uma escola de inglês através do yahoo respostas. Estrategicamente as perguntas eram feitas com perfis falsos e obviamente as respostas também eram de perfis falsos oriundos de freelancers contratados cujos IP’s são mascarados para não serem descobertos.

Nem pense em fazer isso

Apesar de ser difícil de descobrirem os falsos comentaristas, não significa que não haja punição pra esse tipo de crime pela lei brasileira. Segundo o MP (Ministério Público) reviews falsos podem configurar ofertas ou publicidades enganosas pelo código do consumidor. E há também a questão da fraude. Se a finalidade for a obtenção de vantagem ilícita em prejuízo do consumidor, pode a princípio, tipificar o crime de estelionato.

Conclusão

Na minha opinião, se temos um produto de qualidade por um preço coerente, não há necessidade de apelar pra esse tipo de coisa. Cedo ou tarde caso o produto é ruim, os comentários verdadeiros vão surgir e vai ser difícil essas agências manipuladoras combaterem uma população revoltada. Aqui no blog Viver de Marketing Digital eu procuro indicar produtos ou serviços que eu conheço, prefiro comprar o produto, analisar seu conteúdo pra depois indicar. Claro que não consigo fazer isso com todos, mesmo assim eu conheço algum produto do fornecedor e sei de sua reputação.

Eu tenho aprendido a fazer marketing digital num grupo onde me passam teoria e prática, sempre primando pelo diálogo com todos, alem da ética, do respeito e da honestidade. Se quiser saber mais sobre este grupo CLIQUE AQUI, e aprenda como de fato se obtém resultados com o marketing digital.

Abraço à todos!

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. Estou extremamente satisfeito por ter localizado este websaite.Gostaria de dizer obrigado a vc com relacao a essa otima leitura! Eu certamente gostei de todos os pedacos dele e eu tenho vc marcado como favorito para verificar novas coisas que voce publicar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.