"Transforme suas HORAS EXTRAS em um Negócio Altamente Lucrativo sem precisar sair da estabilidade do seu trabalho!"

 

Ferramentas Iniciante Marketing Digital

Como fazer podcasts

Antes de se perguntar como fazer podcasts, você já parou para pensar quais são os motivos para fazer um? Bom, a resposta para essa pergunta é simples: modernidade. Os podcasts não são a última tecnologia do mundo, mas anda existe muitos blogueiros que não investem nisso. É importante abranger todo tipo de público alvo e pode apostar que muitos deles preferem ouvir um podcast a ler um artigo.

Você deve fazer podcasts para complementar a sua estratégia de marketing digital. Seja qual for o assunto do seu blog, é importante integrá-lo à várias mídias.

 

O que é podcast?

Um podcast é, em sua essência, um produto em áudio que é disponibilizado na internet para as pessoas ouvirem gratuitamente ou de maneira paga, sendo o primeiro o mais tradicional. O podcast é basicamente um programa de rádio gravado, ou seja, existem diversas possibilidades para se abordar dentro do formato.

No Brasil existem um grande número de programas, portanto, se você já ouviu algum podcast, dos mais famosos aos de menor repercussão, você já deve saber os motivos para fazer esse programa. Porém, caso nunca tenha ouvido, saiba que essa é uma plataforma perfeita para entretenimento comercial.

Através do programa de áudio é possível atingir grandes públicos, entreter as pessoas e até patrocinadores, igual a um programa de rádio. O podcast tem muita adesão das pessoas devido a sua praticidade, você pode ouvir para relaxar, para ir trabalhar, malhar e afins. Enfim, o que não falta são motivos para criar ou ouvir esses programas.

 

Os cinco passos para criar um podcast

como-fazer-podcasts

Para criar um podcast você deverá seguir certos princípios, passando por desenvolvimento, edição e até publicação para ter um produto de qualidade no final de todo o processo. Para lhe ajudar nessa empreitada, nós desenvolvemos com exclusividade para você cinco dicas fundamentais em ordem escalável para você aprender a como fazer podcasts!

Confira as dicas a seguir:

  • Como fazer podcasts – Dica #1: O estilo e a temática do programa.

Sobre o que você quer falar e como falar? Você já pensou nisso? Não? Então é melhor começar! Por ser um produto destinado a outras pessoas, ou seja, um produto de entretenimento, você deverá pensar em qual formato utilizar e sobre o que falar. As pessoas querem qualidade, portanto, trabalhe com uma temática de seu conhecimento. Para o formato procure não repetir o que já existe no mercado, pense diferente e encontre o seu próprio diferencial.

 

  • Como fazer podcasts – Dica #2: Os equipamentos para a gravação.

Tenha um computador de nível mediano, fones de ouvido e, principalmente, um microfone de qualidade. Também existem outros recursos, como mesa de som e tudo mais, mas comece pelo básico. Garanta que os seus convidados fixos, caso tenha, também possuam microfones de qualidade para não ter problema durante as gravações.

 

  • Como fazer podcasts – Dica #3: Os recursos técnicos para a gravação.

Depois dos equipamentos você precisará ter programas instalados no seu computador para poder fazer a captação de som. O Audacity e o Adobe Audition são ótimos para isso, mas os seus convidados, caso tenha, também deverão gravar o próprio áudio, pois esses programas não captam o som do Skype ou do Hangout. O Mp3 Skype Recorder, o Tapur e o iFree Skype Recorder, por sua vez, gravam o áudio do Skype, podendo captar os sons de todos os convidados ao mesmo tempo.

 

  • Como fazer podcasts – Dica #4: A edição dos episódios.

O Audacity é um bom programa gratuito para a edição, mas você também pode usar os pagos para isso (Adobe Audition, Sony Sound Forge ou Samplitude). Procure ser simples, limpar os ruídos e manter o programa dinâmico. Muitos detalhes aumentam o peso do arquivo, complicam a edição e prejudicam o resultado final.

 

  • Como fazer podcasts – Dica #5: Como oferecer para o público.

O último passo de como fazer podcasts consiste em oferecer o seu produto para o público. Você pode utilizar plataformas de áudio para isso, até o youtube pode servir, mas é importante ter um blog próprio para poder oferecer o programa para as pessoas. Não se esqueça de subir um arquivo leve para as pessoas baixarem, um arquivo de mp3 em 96Kbp já é o suficiente.

Armazenando seus Podcasts

Bem agora que já tem uma ideia de como criar os seus Podcasts vamos ver como armazenar e como utilizá-los em nossos artigos. Depois de criado e devidamente editado, precisamos salvar o arquivo criado e uma ótima opção de armazenagem desse tipo de arquivo é o site ” soundcloud.com ” podemos comparar esse site ao youtube dos áudios, pois lá também existem vários perfis de usuários recheados de conteúdos que vão de arquivos de músicas aos mais elaborados programas de rádio.

Depois de criar sua conta no soundcloud você poderá subir seus arquivos de áudio para o site e compartilhar com os demais usuários e em suas redes sociais, mais o que mais nos interessa no momento é que usando o soundcloud e o wordpress fica bem simples agregar nossos áudios aos nossos artigos pois basta pegar a “URL” de compartilhamento e colar em nosso post no wordpress tal qual faríamos com os arquivos de vídeo do youtube.

Para encerrar vou deixar o link de um Blog que utiliza os Podcasts de exemplo para quem ainda não conhece esse trabalho, deixo para a apreciação de vocês o link do Blog do meu amigo Miguel Masoni… confira clicando AQUI!

Se você já tem experiência com Podcasts e gostaria de acrescentar algo ou comentar sobre o artigo fique a vontade!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.