"Transforme suas HORAS EXTRAS em um Negócio Altamente Lucrativo sem precisar sair da estabilidade do seu trabalho!"

 

Iniciante Marketing Digital

Blogueiro – Como ser um Profissional, e quais suas funções?

Como ser blogueiro é uma termo muito usado no marketing digital, e por essa razão resolvi abordar esse tema neste artigo. Então acompanhe para saber mais sobre esse assunto.

O blogueiro foi o primeiro indivíduo a navegar pela internet como um desenvolvedor de conteúdo digital. Os blogs possuem diversos aspectos diferentes; passando por pessoal e jornalístico; entretenimento e conhecimento; e assim por diante. Cada tipo de site possui um perfil próprio e, esse perfil, provem das características do seu criador, o blogueiro.

O blogueiro, não se engane, não é apenas uma pessoa que fica em casa postando conteúdo aleatório em uma página na internet. Criar um blog consiste em ser um produtor de conteúdo, um profissional. O produtor de conteúdo tem como responsabilidade nutrir uma mídia seguindo os determinados princípios (temática) da mesma.

Em um telejornal, por exemplo, o editor geral escolhe abordagens, designa tarefas, informa o que precisa ser feito e administra as ações do grupo para que as pautas do jornal sejam criadas, revisadas e apresentadas durante o programa. Diferentemente do editor geral, que fica no topo dessa cadeia de funções, o blogueiro representa todas essas áreas. Ele é o editor, o redator, o pesquisador, o revisor, o apresentador, o “cara do marketing” e mais um monte de funções em um só indivíduo por isso tantas buscas para aprender como ser blogueiro.

Em essência, para ser um blogueiro, você deverá ser um produtor de conteúdo aplicado e responsável em manter o seu blog nutrido para que seus leitores continuem ativos na sua página.

 

Criação e desenvolvimento do blog

Como-ser-um-Blogueiro

Seguindo a obviedade da profissão, para ser um blogueiro será preciso, em primeira instância, ter um blog. O seu blog terá que dispor no mínimo essas quatro características bem desenvolvidas para poder se manter ativo:

  • Temática: Tenha uma temática, não adianta querer atingir todos os públicos do mundo, seja focado em um nicho de seu interesse, pois assim você terá maior praticidade para desenvolver conteúdo e passará maior credibilidade para o leitor;
  • Aparência e layout de página: A primeira impressão é a que fica, portanto, capriche no layout e no design do seu blog. Seja objetivo, não espalhafatoso;
  • Estudo: Só gostar da temática abordada no blog não é o suficiente para criar conteúdo de qualidade, para isso você tem que pesquisar bastante. Sempre que for escrever alguma coisa, faça uma pesquisa prévia, não adianta fingir ser especialista, você tem que ser o especialista;
  • Padrão do conteúdo: Mantenha um padrão de publicação e garanta periodicidade do conteúdo. Isso ajuda você a continuar publicando e garante a fidelização dos leitores;

Além dessas quatro características, é muito importante falar sobre a responsabilidade social de ser um blogueiro, de grande ou menor expressão. Ao se tornar um produtor de conteúdo, um comunicador, é necessário ter consciência de que o seu conteúdo ficará disponível a um grande número de pessoas. Você se tornará um formador de opinião, portanto, sempre preze pela qualidade do conteúdo oferecido para o leitor.

 

A otimização do conteúdo é de responsabilidade do blogueiro

Como-ser-um-Blogueiro

Após a primeira etapa de criação do blog, chega o momento em que você tem que perfeiçoar o seu trabalho. O processo é similar a uma equipe esportiva. Em primeira instância o treinador organiza o time e forma uma equipe focada, depois ele começa a trabalhar nos detalhes individuais de cada atleta dentro do coletivo.

Você fará a mesma coisa!

Com o seu blog pronto, bem organizado e com uma produção de conteúdo regular, você vai precisar aperfeiçoar seus artigos para poder atrair mais leitores e melhorar a qualidade do blog como um todo. O primeiro passo é otimizar ainda mais a beleza do blog, o deixando mais funcional, rápido e bonito.

Passado o processo de embelezamento, invista mais no conteúdo. Obviamente será impossível manter a qualidade dos seus artigos se você passar a escrever sozinho cinco ou mais deles por dia. Um bom artigo precisa de tempo de produção para ter qualidade. Nesse caso, abra espaço para que outras pessoas escrevam no seu blog. Crie um time de colaboradores gratuitos, faça a seleção e fortalece seu site com pessoas que escrevam bem sobra a temática do blog.

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de divulgar o seu blog e aumentar a relevância dele na internet. Comece editando os seus artigos com técnicas de SEO. O SEO é um conjunto de técnicas de edição de texto que deixa os seus textos em destaque nos motores dos buscadores de pesquisas. Você escreve sobre um tema X, o usuário do Google pesquisa exatamente pelo mesmo tema X, assim que a pesquisa for feita, o SEO vai fazer com que seu blog apareça nos primeiros links dessa pesquisa, o destacando entre os demais e aumentando o seu número de visualizações.

 

A importância da produção de conteúdo multimídia

Como-ser-um-Blogueiro

Atualmente os blogs não possuem a mesma força de dez anos atrás, mas eles ainda continuam relevantes em seu meio. Nesse caso, o que você deve fazer é atrair ainda mais pessoas para o seu site. A boa e velha estratégia de marketing digital!

Como você faz isso? Além do já mencionado SEO e periodicidade de publicação, você também deve criar contas relacionadas ao seu blog nas redes sociais. As mídias sócias é o canal de comunicação do momento, ou seja, é onde se encontra o público. Esse público está deixando de acessar os blogs para ficarem nas redes sócias, por isso que o conteúdo multimoda é importante. Você tem que ir até essas redes sócias para pode atrair o público para o seu blog.

Como existem muitas redes sócias no mercado, talvez seja do seu interesse fazer algum curso de administração de mídias sociais. Esses cursos online podem ser muito uteis para você otimizar o conteúdo do blog como um todo. Caso lhe falta dinheiro, faça uma pesquisa autônoma e procure aprender a se posicionar nas redes de um modo que o conteúdo do seu blog seja estendido, não diminuído, para as redes sociais.

 

A monetização do seu blog

Como-ser-um-Blogueiro

O último passo para ser um blogueiro é transformando o seu blog é uma rede monetizada. Portanto, é preciso ganhar dinheiro com o blog para ser um blogueiro profissional. Também é possível manter um blog sem visar lucros, mas isso transformaria a sua página apenas em um hobby, o que não faria sentido, visto que você se esforçou muito para tornar seu blog conhecido na internet.

Dito isso, chegou o momento em que você deve transformar os seus milhares de leitores em ativos. Como uma boa base de seguidores é possível atrair patrocínio, ganhar dinheiro com anúncios, conversões, vendas de produtos e mais uma série de estratégias diferentes.

A seguir você confere 3 maneiras mais eficientes de se obter lucro com o seu blog:

  1. Marketing de afiliados: Ao se cadastrar no problema de afiliados você passa a ter o direito de colocar links e anúncios de produtos e lojas no seu blog. Através dos cliques, visualizações e conversões (compras) é gerada uma porcentagem de renda para seu blog;
  2. Atrair patrocinadores: Todo grande canal de comunicação atrair anunciantes, com o seu blog não será diferente. Se isso acontecer, não se esqueça de se cadastrar no MEI para poder fazer negócios e pagar seus devidos impostos;
  3. Criação de uma marca: Se você é um blogueiro de qualidade o seu site acaba virando uma marca e, dentro dessa marca, você tem liberdade para vender seus próprios produtos, como aconteceu no caso do site Jovem Nerd.

Assista a Palestra Profissão Blogueiro com Bruno Marinho, onde ele fala sobre como ser Blogueira e da algumas dicas. Clique AQUI para assistir ao vídeo.

Não esqueça de deixar seu comentário sei que em apenas um artigo não tem como tratar de um assunto tão amplo por isso deixe sua dúvida que eu terei imenso prazer em te responder.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.