"Transforme suas HORAS EXTRAS em um Negócio Altamente Lucrativo sem precisar sair da estabilidade do seu trabalho!"

 

Marketing Digital

Marketing Pessoal. O que é Netiqueta?

Marketing Pessoal. O que é Netiqueta?

Ao iniciarmos a construção de nossa presença na internet é importante que saibamos pelo menos um pouco sobre a maneira adequada de se comportar em ambientes online como as redes sociais por exemplo, afim de não prejudicarmos o nosso Marketing Pessoal. O que é Netiqueta? Você Sabe?

Pois bem é exatamente isso que vamos abordar nesse artigo. Regras de Etiqueta na Internet para que nosso Marketing Pessoal na rede das redes seja atrativo e eficaz. Esse é sem dúvida um assunto super importante e que não deve ser ignorado principalmente para quem quer Viver de Marketing Digital.

Marketing Pessoal. O que é Netiqueta?

Segundo a Wikipédia NETIQUETA é a junção dos termos em inglês “Network” que significa rede e “Etiquette” que significa etiqueta em português ou seja um conjunto de normas de conduta sociais. Da mesma forma como nossa vida diária em comunidade, ou seja, nas ruas, em casa, no trabalho, é regulamentada pela Constituição Federal, há alguns anos foi elaborado um conjunto de normas para se conviver em constante harmonia dentro da internet. A este conjunto de normas deu-se o nome de Netiqueta. O termo é uma gíria na verdade.

A utilização da internet é um privilégio e não um direito. Se esse privilégio for mal utilizado, pode ser visto como quebra de regulamento e você pode ser pego em qualquer momento devido a um comportamento abusivo. Por comportamento abusivo podemos citar, por exemplo: a colocação de informação falsa na rede; a utilização abusiva de linguagem incorreta (ao ponto de prejudicar terceiros pela sua natureza) em mensagens públicas ou privadas; o envio de e-mails correntes; envio de mensagens em larga escala para indivíduos que não as solicitaram (spam, como já escrevi em artigos anteriores) e, ainda, outros tipos de abusos que possam interferir no trabalho de pessoas ou que provoquem o congestionamento das redes.

Com relação à prática de spam tenho observado nos grupos do facebook especialmente uma enxurrada de spans, e isso denota a falta de conhecimento que as pessoas tem em termos de marketing digital . Alguns são tão amadores que criam grupos especificamente para esse fim. São posts e mais posts fazendo propaganda com seus links de afiliados seja de programa de afiliados ou plataformas de marketing multi-nível. Isso gera uma irritação nas pessoas e não uma alegria ao se depararem com tais anúncios. Outra prática abusiva é marcar as pessoas em publicações obrigando-as a visualizarem sua postagem.

Marketing Pessoal. O que é Netiqueta? Como melhorar sua marca pessoal?

As pessoas gostam de saber com quem estão lidando, principalmente na internet, então capriche em sua presença online com perfis verdadeiros nas redes sociais, com sua verdadeira foto; defina seu “avatar” com exatidão e não seja um fake que isso é coisa de adolescente na puberdade 🙂  Compre um domínio com o seu nome ou o nome do seu negócio e crie seu próprio site ou blog. Seja conhecido das pessoas compartilhando conteúdo de qualidade dentro da possibilidade de sua expertise, isso sim lhe trará a admiração das pessoas. Elas vão desejar acompanhar seus passos e com o passar do tempo você terá credibilidade e passarão a aceitar suas recomendações e daí então você passará a realizar as tão sonhadas vendas online. 

Ao captar o contato das pessoas para sua lista não fique mandando apenas e-mails pedindo para as pessoas comprarem de você, compartilhe artigos, e-books, vídeos, infográficos, entrevistas etc…. Enfim seja inteligente e estratégico construindo dessa forma sua audiência e tendo com ela um relacionamento duradouro e por consequência natural, rentável. Pelo amor de Deus não vá colocar e-mails de pessoas sem o consentimento das mesmas. Isso é spam e spam danifica sua imagem na internet.

Conclusão

Para concluir alguns exemplos de regras que foram estabelecidas de netiqueta:

  • evitar enviar mensagens exclusivamente em maiúsculas, grifos exagerados, ou em HTML.
  • Não usar recursos de formatação de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em excesso.
  • Respeitar para ser respeitado e tratar os outros como gostaria de ser tratado.
  • Lembrar-se de que dialogar com alguém através do computador não o isenta das regras comuns da sociedade, por exemplo, o respeito ao próximo.
  • Usar sempre a força das ideias e dos argumentos. Nunca responder com palavrões.
  • Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação.
  • Evitar enviar mensagens curtas em várias linhas.
  • Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas é preciso usar um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando é grande, gera desconforto e aumenta as chances dele ser mal interpretado.
  • Evitar escrever em outra língua quando não solicitado.
  • Evitar ser arrogante ou inconveniente.
  • Não interromper o assunto tratado por outra pessoa.
  • Evitar ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero.
  • Usar a funcionalidade de se determinar um status ou estado como away ou ausente, se possível.
  • Procurar ser o mais claro possível para não gerar confusão.
  • Não sair do mensageiro sem se despedir da pessoa com quem está “falando”.
  • Em fóruns e listas de discussão, deixar o papel de moderador para o próprio moderador.
  • Em textos muito longos, deixar uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o.
  • Dependendo do destinatário de seu texto, evitar o uso de acrônimos e do internetês.
  • Não copiar textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias. Quando a cópia for autorizada, sempre cite as fontes

 Fonte: Wikipédia

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.