"Transforme suas HORAS EXTRAS em um Negócio Altamente Lucrativo sem precisar sair da estabilidade do seu trabalho!"

 

Ferramentas Redes sociais

Qual o melhor horário para postar no Facebook?

imagem facebookQual o melhor horário para postar no Facebook? E qual seria o pior? Os horários com maior número de usuários on-line seriam os melhores? Pois aqui iremos resolver essas dúvidas e esclarecer outras coisas mais.

Quem trabalha com marketing digital de um mondo geral, certamente já utiliza o Facebook como uma ferramenta importante para os seus negócios. Porém, até os marqueteiros mais familiarizados com a rede social mais famosa do mundo podem acabar se enredando na hora de formular qual é o melhor horário para se postar o conteúdo que deseja promover aos seus curtidores, seguidores ou amigos. Então, antes de tudo vamos responder a primeira questão proposta e ao mesmo tempo solucionar as outras.

Qual o melhor horário para postar no Facebook?

A resposta é simples: a melhor hora é aquela que oferece melhor retorno do público. Seria então aquela hora em que 90% dos usuários estão on-line? Não necessariamente. Na verdade, o horário em que há mais pessoas on-line no Facebook pode ser o pior de todos para fazer com que as postagens sejam bem vistas por esse público. Pronto, aqui acabamos de responder de uma vez só as três perguntas mais pertinentes. Agora vamos detalhar isso tudo:



Como já foi dito, a melhor hora para postar no Facebook é aquela onde as pessoas lhe darão melhor retorno. Para isso, a própria rede social já conta com relatórios analíticos disponíveis aos administradores das páginas. Nesses relatórios é possível medir a audiência. Mas fique atento, pois somente o número de visualizações de uma postagem não é sinônimo de retorno. Sim, como em qualquer marketing, o digital precisa de retorno. Alias, no marketing digital o retorno deve ser o mais imediato possível.

Quem administra páginas de Facebook há um certo tempo já deve ter notado que algumas postagens recebem grande número de visualizações, porém possuem um número muito baixo de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Pois aí está a explicação: falta de retorno. Por quê? Porque não foi possível engajar as pessoas a verem e interagirem com a postagem com maior atenção e isso ocorre muito durante os horários de pico do site.

Pense bem: no momento em que muita gente está on-line, muito conteúdo também está sendo publicado. O usuário acaba sendo bombardeado por informações por todos os lados e acaba passando desapercebido pela maioria. É assim que o cérebro humano se comporta, é normal, ele filtra as informações para que possa processar os acontecimentos de maneira dinâmica, selecionando assim o que julga mais importante. Isso quer dizer que essa pessoa até viu a postagem, até clicou para a abrir a imagem, mas logo após deixou de lado e esqueceu completamente.

Mas então, qual seria a solução?

Para saber definitivamente qual é o melhor horário para se postar no Facebook só mesmo fazendo testes e mais testes. Poste em diferentes horários, em dias diferentes e anote as postagens que tiverem a melhor média entre comentários, curtidas, compartilhamentos e visualizações. Você vai gastar um bom tempo fazendo isso, é claro, mas o retorno será satisfatório de fato.

Outro ponto interessante a ser levado em conta é conhecer o seu público-alvo. Por exemplo: uma página que dá ideias de receitas e o seu público-alvo são pessoas que se interessam pelo o assunto lá pelas 11h da manhã e depois às 20h, pois são os horários em que elas começam a pensar em algo para cozinhar. Logo, as postagens deverão ser feitas próximas a esses horários. Bem, é claro que aqui levantamos apenas uma hipótese com esse exemplo, mas a linha de pensamento do administrador de páginas no Facebook deve ser essa.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

4 Comentários

  1. Olá Jaime, parabéns pelo Artigo!

    Tocou em um assuno importante e que poucos reparam. Nem sempre o horário em que existe um maior número de pessoas online significa que o retorno será maior. Muita gente que ler esse seu artigo vai ter uma opinião diferente, assim como eu.

    Parabéns pelo seu trabalho. Seu Blog está com um conteúdo muito bom.

    Abraço!

    • Obrigado Maurício!

      Verdade, no caso de aplicativos alimentados por feeds que postam automaticamente nas fan pages, é bom avaliar também a melhor hora para publicar seu artigo no blog, observando o tempo que leva para o feed alimentar o referido aplicativo. Sucesso sempre amigo. Abraços!!!

  2. Muito bom o artigo, tenho uma pagina e ela ainda está bem no início, vou usar as suas dicas para melhora-la.

    • Obrigado Jose Pela visita e pelo comentário!!! Lembrando que o que realmente conta numa fanpage é a interação dos fãs com o seu conteúdo e é claro existem estratégias especificas para ter fãs realmente interessados no nicho abordado pelo seu blog que está vinculado à página e vice e versa! Ou seja não é quantidade que conta e sim um tráfego de qualidade que gera conversões, isso conta muito quando a questão é a monetização de um blog. Sucesso sempre meu amigo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.