"Segredo REVELADO: Lucre de R$: 50,00 a R$: 500,00 Reais por dia Trabalhando Online Investindo poucas horas do seu dia! Uma Oportunidade Perfeita para você que Deseja Conquistar sua Liberdade!!"

 

Marketing Digital

Como Construir Uma Lista De Contatos (E-mail Marketing)

Construir Uma Lista De Contatos E-mail Marketing, não é uma tarefa fácil, mas seguindo alguns passos específicos pode se tornar uma tarefa razoavelmente “simples”. Então vem comigo para saber mais…

Aprenda dicas de especialistas sobre como criar sua lista de contatos de marketing por e-mail com eficiência.

  • Construir estrategicamente sua lista de contatos de marketing por e-mail pode melhorar sua taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques, confiança do consumidor, reconhecimento de marca e reputação.
  • Os especialistas em marketing recomendam o uso de um processo de aceitação dupla para obter o consentimento do assinante.
  • Você só deve enviar e-mails de marketing que estejam em conformidade com as leis anti-spam, como a Lei CAN-SPAM, RGPD e TCPA.
  • Este artigo é para empresários e profissionais de marketing que desejam criar uma lista de contatos de marketing por e-mail eficaz.

construir uma lista de contatos img-1

Uma lista de contatos de marketing por e-mail direcionada é parte integrante da estratégia de marketing da sua empresa. Você pode usar várias táticas para criar uma lista de e-mail bem sucedida para se conectar efetivamente com os consumidores.

O processo de geração de uma lista de e-mail marketing bem-sucedida é duplo: primeiro, você deve convencer os consumidores de que eles desejam receber seus e-mails e, segundo, mantê-los engajados para que continuem recebendo seus e-mails.

Um estudo do Mailchimp mostrou que a taxa média de abertura de e-mail é de apenas 21,33% e as taxas de cliques são ainda menores. Com taxas tão baixas, sua empresa deve ter um bom conjunto de clientes em potencial para que suas campanhas de e-mail valham a pena.

A maneira como você obtém os endereços de e-mail do consumidor e o que você faz depois de obtê-los é importante. Existem maneiras certas e erradas de configurar uma lista de e-mail de marketing. Em primeiro lugar, envie e-mails apenas para consumidores que se voluntariaram para receber comunicações de sua empresa. Enviar e-mails de marketing sem consentimento pode prejudicar seus negócios, pois provavelmente resultará em consumidores insatisfeitos e poderá fazer com que seus e-mails sejam filtrados como spam. Saiba mais sobre como reduzir erros em campanhas de e-mail .

Então, como você consegue assinantes? E o que você pode fazer para garantir que eles nunca cliquem no botão de cancelamento de inscrição? Aqui estão 10 dicas para construir uma lista de contatos de marketing por e-mail que vai fazer o seu negócio crescer.

1. Tenha vários locais para os consumidores se inscreverem em suas listas de e-mails.

Uma das melhores maneiras de construir uma lista de e-mail do zero é oferecer aos clientes várias chamadas para ação (CTAs) para se inscrever em suas promoções. Colocar uma oportunidade em um local imediatamente visível é sábio, mas você também deve cobrir suas bases e colocar CTAs adicionais em caminhos alternativos que um cliente pode seguir para chegar à sua página da web. Eles também servem como um lembrete para os visitantes do site que pularam o primeiro CTA. Não exagere, no entanto. Limite seus CTAs a dois a quatro pontos em seu site, como estes locais:

  • Sua página inicial
  • A barra lateral de uma postagem de blog
  • Sua página sobre nós ou biografia
  • A parte inferior de páginas do blog
  • Sua página de contato
  • Cabeçalho do seu site
  • Um pop-up
  • Use formulários no meio dos seus posts do blog

Você sabia? Receber o consentimento antes de enviar e-mails não é apenas uma prática recomendada de manutenção da lista de e-mails , mas às vezes também é legalmente necessário. Por exemplo, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) só permite o processamento se o titular dos dados tiver dado seu consentimento ou se você tiver outra base legal para usar as informações.

Não importa onde você coloque sua captura de e-mail, use um processo de dupla aceitação. Esse processo significa que seu provedor de serviços de e-mail enviará um e-mail de confirmação para novos assinantes para garantir que eles queiram estar na sua lista.

Existem vários benefícios de um processo de opt-in duplo:

  1. Ele constrói a confiança. Essa estratégia garante que os clientes saibam que você está usando e-mail marketing baseado em permissão . Isso cria confiança entre seus assinantes e fortalece sua reputação. Quando um assinante confia em sua marca, é mais provável que interaja com ela. Isso pode aumentar a capacidade de entrega de e-mail e melhorar suas taxas de abertura de e-mail .
  2. Ele constrói o reconhecimento da marca. Quando seus assinantes usam um processo de opt-in duplo, você os força a reconhecer sua marca e identificar claramente como é seu conteúdo na caixa de entrada deles. Isso aumenta o reconhecimento da marca para seus e-mails de marketing e limita o potencial de seus e-mails chegarem à pasta de lixo eletrônico.
  3. Reduz o spam. O processo de aceitação dupla impede que os bots adicionem endereços de e-mail aleatórios à sua lista. Isso é importante para criar listas de e-mail limpas e eficazes.

Embora a ideia de escalar sua lista de e-mail sem uma estratégia de opt-in possa ser atraente, um processo de opt-in duplo será mais benéfico para você e seus clientes a longo prazo. [Precisa de ajuda com e-mail marketing? Confira nossas melhores escolhas para software de marketing por e-mail.]

2. Construir uma lista de contatos oferecendo um incentivo aos assinantes de sua lista de e-mail.

Você coletará endereços de e-mail mais rapidamente se der aos clientes um motivo para se inscrever. O Relatório de Estatísticas de Email do Grupo Radicati estima que o número de emails enviados por dia ultrapassará 333 bilhões em 2022, e esse número deverá aumentar para 347 bilhões até o final de 2023. Por que um cliente deve ler seu email promocional quando existem dezenas de outras pessoas para vasculhar sua caixa de entrada? Responder a essa pergunta é a chave para uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida com uma lista de contatos saudável e uma taxa de abertura.

Se você deseja que os clientes o convidem para suas caixas de entrada, você precisa oferecer um incentivo que os leve a compartilhar seus endereços de e-mail. O incentivo mais eficaz dependerá do seu tipo de negócio. Estes são alguns exemplos:

  • Um cupom para uma bebida ou sobremesa grátis em seu restaurante
  • Um código de desconto para a próxima compra online ou na sua loja
  • Frete grátis em um pedido online
  • Um código promocional para um produto gratuito incluído na compra
  • Um e-book, pasta de trabalho, aplicativo ou outro recurso
  • Um workshop ou curso online
  • Um boletim exclusivo
  • Uma hora de mentoria com você etc…

Esses incentivos não precisam custar muito dinheiro, mas precisam oferecer valor real aos assinantes de e-mail para gerar mais inscrições de e-mail.

3. Construir uma lista de contatos usando páginas de destino para inscrição de e-mail.

É mais provável que os clientes se inscrevam na sua lista quando não estão distraídos por outras ações possíveis. Isso torna as páginas de destino uma ferramenta valiosa para capturar endereços de e-mail. Uma página de destino é uma página da Web com um único objetivo ou CTA. No caso de construir sua lista de e-mail, uma página de destino é projetada para persuadir os visitantes do site a se inscreverem.

Use páginas de destino sempre que alguém for direcionado ao seu site de uma fonte externa, como uma menção na mídia ou sua biografia que aparece em outro site. Você também pode criá-los para campanhas publicitárias ou cliques de mídia social.

Quando os clientes clicam em um link para saber mais sobre sua empresa, isso deve levá-los diretamente a uma página de destino que os incentive a se inscrever em sua lista, geralmente oferecendo um incentivo relevante para o anúncio ou site original que os direcionou para lá. Se você criar páginas de destino diferentes para origens diferentes, poderá personalizá-las para gerar mais interesse. Os clientes que clicam em um anúncio de um produto, por exemplo, podem ir para uma página de destino diferente daquelas que o encontraram por meio de uma menção em um recurso de mídia.

As landing pages personalizadas permitem que você aproveite a segmentação, uma estratégia que divide sua lista de e-mail com base nas características e interesses dos clientes. Ao atender aos interesses e necessidades específicos dos clientes, as campanhas de e-mail segmentadas podem gerar taxas de cliques mais altas do que os e-mails enviados para uma lista em massa.

4. Construir uma lista de contatos aproveitando seus meios de comunicação social.

A mídia social é extremamente importante para a publicidade nos dias de hoje. A Pesquisa Global Consumer Insights da PwC descobriu que postar conteúdo de marca envolvente nas mídias sociais pode influenciar 14% dos consumidores a permanecerem fiéis. É provável que você já tenha começado a aumentar sua presença nas mídias sociais para o seu negócio. Mas você já pensou em usar as mídias sociais para obter mais inscrições de e-mail?

Incluir locais de inscrição de e-mail nas mídias sociais e postagens de blog aumenta sua chance de capturar leads promissores. Nas configurações de mídia social, peça endereços de e-mail várias vezes em vários lugares, pois nem todos os clientes verão cada formulário de inscrição. Isso expande seu alcance para uma rede maior de clientes em potencial.

Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter permitem que você se comunique com seus consumidores de maneira casual e divertida. Ao postar nesses pontos de venda, compartilhe seus incentivos gratuitos em troca dos endereços de e-mail de seus consumidores.

Dica: como 68% dos consumidores preferem conteúdo visual, combine seus incentivos com fotos ou vídeos para maior engajamento. Isso ajudará você a usar efetivamente as mídias sociais para criar sua lista de e-mail.

5. Crie uma sequência de resposta automática.

Quando alguém se inscreve no seu e-mail, já está interessado no seu negócio. Eles ofereceram a você uma maneira de contatá-los porque estão empolgados com algum aspecto de seus negócios, produtos ou serviços. Não desperdice essa oportunidade de fazer contato inicial.

Este é o ponto em que você deve convencê-los a usar o incentivo que você ofereceu, visitar sua loja, fazer uma compra ou interagir com sua empresa. No entanto, muitas empresas coletam e-mails de clientes e não fazem nada com eles por semanas. Para aproveitar o entusiasmo dos clientes, use seu provedor de serviços de e-mail para configurar uma série de mensagens que serão enviadas automaticamente para novos assinantes de e-mail. Essa série geralmente é chamada de sequência de autoresponder, sequência de boas-vindas ou funil de vendas por e-mail. Geralmente é uma série de três a sete e-mails, espaçados ao longo de vários dias ou semanas.

O objetivo de uma sequência de autoresponder é guiar novos assinantes de volta ao seu site, incentivá-los a se conectar com você nas mídias sociais ou compartilhar mais sobre por que eles devem confiar em sua empresa. Uma sequência de e-mail que é acionada automaticamente por inscrições de e-mail pode aumentar suas taxas de cliques e nutrir um relacionamento contínuo com novos assinantes.

Você sabia? Autoresponder e emails acionados têm taxas de cliques muito mais altas do que emails de marketing gerais, de acordo com o Smart Insights.

Você também pode usar e-mails de boas-vindas para orientar os clientes a uma compra introdutória. Essas ofertas, conhecidas como tripwires, têm um preço muito baixo, geralmente menos de US $ 10 ou apenas o custo do frete. Seu valor está na criação de um relacionamento. Muitos consumidores preferem comprar novos produtos de uma marca que já conhecem ou da qual compraram. Se os clientes fizerem uma compra tripwire no final de uma sequência de boas-vindas, é mais provável que façam uma compra maior no futuro. [Relacionado: E-mail Marketing | 11 Erros E como Evitá-los]

como criar lista de e-mail

6. Crie e-mails de grupo.

Assim como você pode fazer uma sequência de autoresponder, você pode criar emails de grupo para segmentar setores específicos do seu público. Essa é uma maneira simples de enviar seu conteúdo em grande escala e se comunicar com vários grupos de pessoas ao mesmo tempo. Cada e-mail de grupo deve ter uma finalidade específica, e os indivíduos desse grupo devem ser públicos segmentados que gostam de receber o tipo de conteúdo que você está enviando. E-mails direcionados com base no interesse e no posicionamento do funil podem aumentar sua taxa de cliques, em vez de enviar o mesmo conteúdo para toda a sua lista de assinantes de e-mail.

Muitas plataformas de marketing por e-mail oferecem uma opção para os usuários criarem facilmente e-mails de grupo em seus sistemas. Embora o processo varie de acordo com o programa, geralmente há uma lista de instruções para orientar os usuários durante o processo. Geralmente envolve selecionar os membros de cada grupo e adicionar uma tag para cada tipo de e-mail.

7. Construir uma lista de contatos limitando os requisitos de detalhes de inscrição.

Construir uma lista de contatos através de pop-ups e páginas de destino de assinatura devem oferecer um processo de inscrição rápido para o consumidor. Ao solicitar as informações de contato de um consumidor em um formulário de inscrição, reduza ao mínimo suas perguntas sobre a assinatura. Se você pedir muitos detalhes, corre o risco de assustar os assinantes em potencial. Como os clientes em potencial já estão dedicando tempo para se inscrever, simplifique o processo para eles.

Você receberá mais leads quando pedir apenas um nome do que quando pedir um nome, e-mail e número de telefone. Reduza o tempo necessário para se inscrever solicitando apenas um nome e endereço de e-mail, ou mesmo apenas um endereço de e-mail. Quanto mais perguntas você fizer, maior será a sua taxa de rejeição. No entanto, vale a pena notar que os usuários que dedicam tempo para preencher formulários mais longos geralmente levam mais a sério o seu produto. Se você já criou uma extensa lista de contatos e deseja aumentá-la apenas com leads sérios, considere adicionar mais campos.

8. Construir uma lista de contatos ou assinantes de e-mail regularmente, mas não com muita frequência.

Construir sua lista de e-mail não termina com a inscrição de clientes. Você também deve mantê-los na lista, o que significa reduzir a probabilidade de eles cancelarem a assinatura.

Sua sequência de autoresponder é sua primeira oportunidade de criar expectativas positivas em torno do seu email marketing. Para reduzir o número de clientes que cancelam a inscrição em sua lista de e-mails, crie uma sequência de resposta automática que ofereça valor e deixe os clientes ansiosos para ver seu e-mail na caixa de entrada.

A frequência do seu email marketing também é fundamental para construir sua lista de emails. Muitos clientes cancelam a assinatura dos e-mails de uma empresa porque são muito frequentes. No entanto, se os clientes não virem um e-mail seu por meses, eles podem esquecer quem você é e cancelar a inscrição.

Para manter sua lista, envie e-mails aos assinantes regularmente o suficiente para mantê-los interessados, mas não com tanta frequência que eles se sintam spam. Isso vai depender do seu negócio e dos seus clientes. Talvez você precise executar várias campanhas de teste para determinar se os clientes respondem melhor a um e-mail toda semana, a cada duas semanas, a cada mês ou apenas quando você está fazendo uma venda.

FYI: Executar campanhas de teste pode ser um trabalho extra, mas vale a pena. O email é uma das formas mais valiosas de marketing de conteúdo que você pode usar. Em 2020, de acordo com o Litmus State of Email Survey, o marketing por e-mail obteve um ROI de US$ 36 para cada US$ 1 gasto . Construir e manter sua lista valerá a pena com a oportunidade de comercializar diretamente para seus clientes.

9. Evite comprar listas de e-mail e enviar spam.

Ao construir uma lista de e-mail, você deve evitar certas abordagens. Em primeiro lugar, não envie mensagens de spam. Com leis anti-spam como o CAN-SPAM Act e o Telephone Consumer Protection Act (TCPA), é crucial que você forneça ao seu público apenas conteúdo útil.

Seja claro sobre o que você está oferecendo e evite a tentação de vender algo em todos os e-mails. Ao enviar e-mails divertidos e educativos, você agrega valor ao seu público, resultando em um “pedido” mais fácil ao enviar e-mails de vendas. O envio de e-mails de marketing em massa por meio de seu próprio serviço de e-mail, como Gmail ou Outlook, também pode fazer com que seus e-mails sejam filtrados como spam, mesmo que não sejam. Para evitar isso, use um serviço de email marketing de terceiros. Considere os exemplos em nossa análise do Constant Contact e nossa análise do Mailchimp .

Outra estratégia que normalmente não funciona é comprar contatos. Embora seu CPM (custo por mil impressões) possa ser tão baixo quanto $ 100 para começar, a compra de contatos pode custar muito mais a longo prazo – como sua reputação. Mesmo se você comprar um banco de dados de endereços de e-mail, esses endereços normalmente não são leads de tráfego direcionados. Enviar e-mails para uma lista de contatos em massa do público-alvo errado o levará à lixeira e poderá ser denunciado como spam.

10. Gerencie de perto sua lista de contatos de e-mail.

Construir uma lista é uma prática contínua. Não ignore sua lista depois de coletar endereços de e-mail. Gerencie de perto sua lista de endereços e reduza-a para e-mails devolvidos para garantir que sua taxa de conversão permaneça alta e sua taxa de cancelamento de assinatura permaneça baixa.

Os interesses e necessidades das pessoas estão sempre mudando, e sua lista de e-mail deve refletir isso. Se sua taxa de cancelamento de assinatura aumentar, analise quem está saindo e por quê. Suas necessidades ou interesses mudaram? Avalie se você pode recuperar seus negócios redirecionando-os com precisão e analise contatos semelhantes para garantir que você ainda esteja dando a eles um motivo para ficar.

À medida que suas técnicas de marketing evoluem, sua lista de contatos de e-mail marketing também evolui. Faça um esforço para analisar consistentemente sua lista. Use o que você aprender para aprimorar sua campanha de marketing por e-mail e construir uma reputação online positiva.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. Leia mais...
Criado por WP RGPD Pro